Quinquilharia

Renegados

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

Mariquices

Lembranças

01 maio, 2007

...E Gordo!



Digo eu agora, na sequência do que há uns dias escrevi aí para baixo [Aqui, há Gato...] acerca da suposta e estranha prova de 'Inglês Técnico' entregue por 'Seu' Sócrates, de forma tão pouco ortodoxa, ao 'amigalhaço' Luís Arouca. Professor da cadeira, e Reitor para além de Doutor.

Para tornar tudo ainda mais 'estranho', e pelo que pude ler no 'Portugal Profundo', parece que este senhor [Doutor???] afinal também tem lá pelo meio do respectivo 'curriculum' uma data de 'gatos'... bem gordos!

10 comentários:

Anónimo disse...

Passo para me deliciar com este blogue, para mais com artigo tão actual sobre a fabricação de engenheiros por encomenda e martelagem. Até breve.

Anónimo disse...

Olá Jofre:

Está-me cá a parecer que esta procissão de 'habilidades' ainda agora vai no adro.

Um Xi da Porca

Jorge P. Guedes disse...

São como os cogumelos, livra! E venenosos!

Já não aguento esta gajada!

um abraço.

Ka disse...

Olá,

Até nde irá isto...acho que nemuma novela tem este enredo!!! são todos óptimos....

Um xi da ka

Anónimo disse...

Jorge:

Por sorte já estou de novo na Braganzónia.

Até aqui cheira mal, mas não tanto...

Ou melhor, pouco menos!

Um Xi da Porca

Anónimo disse...

Ka:

Não fosse o ridículo destas coisas, e eram melhor do que a melhor das novelas. [digo eu que não as vejo]

Um Xi da Porca

Anónimo disse...

Será que se lhes oferecer 3 ou 4 cordeiros do meu rebanho, não me irão também ,dar o certificado de doutor ou engenheiro dessa tal Escola Independente? Sei somar e multiplicar; as divisões com 3 ou 4 números ainda faço uma ou outra. Sei desenhar 2 linhas uma ao lado da outra e inglês também sei Texas Kide, Franque Sinatra, Elizabete Tailore, gud bie.
Mas mesmo que conseguisse ser doutor ou engenheiro, se calhar não ia deixar os meus animalzinhos!
Cumprimentos para todos e em especial à senhora porca.

Pastor Transmontano

Anónimo disse...

Olá Pastor:

Apesar de o teu inglês ser melhor do que o do 'outro', acho que não deves ter sorte.

Aquela gente gosta é de belos TACHOS, não de cordeiros!

Um Xi da Porca

Anónimo disse...

Gostei do blog, não conhecia.

Anónimo disse...

Olá Miguel:

Bem-vindo à Braganzónia. Grata pela visita.

Já fui dar uma volta pela 'Embaixada' e gostei do que vi e li.

Vou passar lá mais vezes. Desde este pobre Portugal,

Um Xi da Porca

Tenda da Música

Retratos

Gatafunhos

Sinais de Fumo






Boas Causas

Utensílios

Tambores