Quinquilharia

Renegados

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

Mariquices

Lembranças

18 abril, 2007

Aqui, há Gato...


"A UnI anunciou 'declarações bombásticas' para hoje, mas, à última hora adiou a conferência de Imprensa até ao regresso de Sócrates de Marrocos. Entretanto, tornou-se pública a prova escrita de Inglês Técnico. Tem data posterior ao certificado de habilitações entregue à Câmara da Covilhã...

...O texto está dactilografado e é acompanhado por uma fotocópia de um cartão impresso em nome do 'secretário de Estado Adjunto do ministro do Ambiente' com o seguinte texto manuscrito: 'o José Sócrates envia-lhe, como combinado, o texto da cadeira de Inglês Técnico. Receba com amizade do seu...'."

in ' Expresso '


Não será tanto por este método bizarro de concluir uma cadeira, ou pelo facto de se tratar de uma simples folha dactilografada sabe-se lá por quem e aonde, ou por esta ter sido acompanhada de um cartão muito 'conveniente' que a 'coisa' não cheira bem.

Será mais porque, para além de inúmeros erros, muitos dos quais parecem haver 'escapado' ao professor, na dita folha pode estar de tudo menos inglês técnico associado à área da Engenharia Civil. Dessa matéria, seja Hidráulica, Vias ou Estruturas, neste texto, não há nada!... O que é estranho...

Porque tal como está, poderia até confundir-se com a 'cábula' de uma intervenção qualquer de um secretário qualquer, numa reunião qualquer num local qualquer, talvez redigida por um subalterno qualquer... E talvez posteriormente 'reciclada' para servir como se fosse um trabalho curricular qualquer...

Estranho é, também, para além do facto de o texto ser dactilografado e não manuscrito, que a folha não contenha um simples cabeçalho que permita identificar o aluno ou a cadeira em causa!...

Muito estranho...


11 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

BOA, Porca amiga, excelente!

Acho que vou fazer um Mestrado e um Doutoramento simultâneos...em Física Nuclear.

Como combinado, aqui te envio o texto da cadeira de Fisica Molecular:
Física Molecular é a parte da Física que espelica a istrutura molecular, as ligassões kímicas e as propiedades físicas que as moléculas apresentão.
Eu gosto munto desta fisica porque é boa para o corpinho, não deixa engordar.
e quero ser Enginheiro doutor de Fisica Nuclear.
agora acabei o teste que já tá a tucar.


A seguir, isto é, para a semana, vou inscrever-me num partido que eu cá sei e daqui a dois anitos...conto com o teu voto!

Recebe esta com amizade do teu
JPG

Meg disse...

Ele, o JPG, esse mesmo, ontem mandou-me vir cá para me dares umas explicações, por favor, e o que encontro? Ele, JPG, vulgo Jorge, que parece ter o dom da ubiquidade!
Tenho-te "curtido" lá pelo Sino, e vim conhecer-te.
Um abraço

Meg disse...

Fiquei encantada por teres aqui fotos do meu paraíso... Freita e o "meu" rio Paiva. Já temos duas coisas, pelo menos, em comum...

Anónimo disse...

Jorge:

Ficas desde já aprovado com 18 valores. Se vês que não está bem, é só 'dezeres', os amigos estão cá para estas coisas!

Um Xi da Porca

Anónimo disse...

Jorge:

Ia-me esquecendo. Quando fores eleito para o tal lugar, não te esqueças desta tua amiga lá para aquele 'tachito' de que falámos.

Outro Xi

Ka disse...

BEm.. posto este exemplo acho que vou tentar terminar a minha licenciatura, pedindo uns trabalhitos via fx ou mail... e nem vou ser muito exigente com a média...é que só quero mesmo ter o DR.!!!!

Anónimo disse...

meg:

Bem-vinda ao 'Braganzónia'. Já te 'conhecia' dos teus comentários, sempre bem-humorados, no 'Sino da Aldeia'. E também já tinha passado pelo 'Recalcitrante', embora nunca tenha deixado comentários. Vou 'linká-lo' para não me esquecer de lá passar com mais frequência.

Minha nova amiga, aqui não é preciso ter explicações para fazer cadeiras. Basta fazer como o Sócrates... Uma folha com umas porcarias quaisquer e um cartãozinho amável a acompanhar, e está a cadeira feita. Tens é de prometer que me arranjas um 'tacho' qualquer [daqueles em que nem é preciso pôr lá os pés].

Um Xi da Porca

Anónimo disse...

ka:

Cadeiras, licenciaturas, doutoramentos, MBA's... Tudo é possível neste circo em que Portugal se tornou! É só fazer como o Sócrates!...

E os 'trabalhitos' até nem precisam ser sobre a matéria da cadeira... Basta estar em posição [política] de prometer um 'tacho' ao Prof...

Um Xi da Porca

Anónimo disse...

Peço IMENSA DESCULPA, mas não posso deixar de me exprimir em vernáculo, não português mas transmontano, e dizer: FODA-SE QUE ISTO PASSA DAS MARCAS. Caso se confirmem todas estas VIGARICES, é urgente meter estes FdP na CADEIA, além de lhe seren arrestados TODOS os bens materiais ROUBADOS AO POVO!!!!

Anónimo disse...

pastor:

Não tens que pedir desculpa. Aqui cada um fala como lhe dá na gana, em bom Português! De preferência, à moda Transmontana!

Tens razão no que dizes, e não precisas de te 'encolher' com abreviaturas do tipo 'FdP'.

Estamos efectivamente entregues a uma cambada de filhos da puta, trampolineiros, oportunistas, vigaristas e por aí adiante!

Volta sempre.

Um Xi da Porca

Anónimo disse...

Olá! Já [ votaste ] no selo do Zeca ??

Tenda da Música

Retratos

Gatafunhos

Sinais de Fumo






Boas Causas

Utensílios

Tambores