Quinquilharia

Renegados

Encravada entre a província portuguesa de Trás-os-Montes e a província espanhola de Zamora [Castilla y León], a região da Braganzónia [Braganza+Amazónia] é considerada, como sempre foi pelo Poder [monárquico ou republicano] de Lisboa, uma autêntica Reserva de Índios, reconhecida por qualquer viajante esclarecido como das mais atrasadas da Europa.

Atrasada, abandonada, desprezada, quase renegada e indesejada!

E não poucas vezes espoliada do pouco que já lhe resta para além da genica, do orgulho e da dignidade dos que nela vão sendo ignorados!

Para os Senhores do Poder, a Braganzónia foi sempre um empecilho que apenas dá despesa, poucos impostos e quase nenhuns votos!

Que os interessou apenas enquanto foi preciso recrutar mancebos fortalhudos, habituados à fome e à porrada, para mandar às guerras de África!

A reserva abrange actualmente 106 tribos, agrupadas em 49 zonas de caça dispersas por uma área de 1.173 quilómetros quadrados.

Eram 34.752 os índios que ocupavam esta vasta área em 2001 [trinta por quilómetro quadrado].

Algumas dessas tribos, as da metade Norte da reserva, desde a fronteira espanhola até aos velhos trilhos que ligam Braganza [a tribo maior] à zona Leste de Vinhais [reserva irmã da Braganzónia] e à zona Oeste de Alcañices [reserva espanhola pouco menos desprezada por Madrid], foram há uns anos atrás, sem para tal serem ouvidas e contra-vontade, integradas no Parque Natural de Montesinho.

Transformando-lhes o quotidiano num verdadeiro inferno porque, entre outras coisas, lhes não é sequer permitido cortar livremente a lenha de que são donos para manter o fogo que lhes aquece o corpo durante o Inverno. Que na Braganzónia é rigoroso, faz doer as unhas e gelar os rios!

Agora, cada índio tem que [muito respeitosamente] solicitar aos Senhores do Parque o especial favor de uma autorização para cortar meia dúzia de paus que mal chegam para os gatos tirarem o frio do lombo!

Melhor fora que o tal Poder os abandonasse de vez à sua sorte para livremente poderem decidir o futuro!

Mariquices

Lembranças

29 dezembro, 2006

Un tema a la scuolha...


"You até querie falar de l miu gato mas cumo nun lo tengo, nun puodo dezir se ye guapo ou feio. Podie falar de l Natal, mas cumo todos ban a falar del, quedei sien ganas de falar de Natales. Ou anton falar de la mie tierra que ye Sendin. Tampouco… yá hai muitos que pássan todo l tiempo a fazer isso. Acerca de l mirandés? Cuido que nun ye ua cousa amportante para un assunto dun testo. I cumo l porsor nun me deixa falar an sexo, ou até deixa, mas ousando la terminologie cierta, nun bou a falar de nada. Por esso cuidei que un tema a la scuolha fuosse buono…"

[ João Pedro, 11º anho de l Agrupamiento de Scuolas de Miranda de l Douro ]


O objectivo era escrever, em Mirandês, uma mensagem de Natal. O tema era livre [a la scuolha]. 'Fino' o puto! Não fosse ele 'Mirandés'...

12 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

Bom, eu acho que esse miúdo não é esperto, é fino como um alho!

Se eu fosse professor dele, dava-lhe um 18!

Um grande abraço para a Porca!

G.R. disse...

Como não sei "Mirandés" vai mesmo assim: Bom ano 2007!

Kaotica disse...

A toda a equipa da Braganzónia

Eu venho desejar um fantástico Ano Novo 2007. Que ele vos traga a realização dos vossos projectos e a permanência do bom humor que vos caracteriza.
Um abraço amigo!

PS-Esse miúdo é bem sagaz! Olha só a estratégia que ele engendrou! Genial!!!

Anónimo disse...

Fino como a biqueira do "mou çòco!"

Isto foi só uma brincadeira em brègancês... até porque achei imensa graça à redacção do ganapo!

Um abraço e feliz ano novo.

Arrebenta disse...

"--Cuomo se disz caralho in miranduês?"
"--Meteme-lo na boca", respodêo el professor

Bom Ano

P.S. - Têm de me ensinar como se põem as notícias a circular à direita, salvo seja...

Anónimo disse...

E pá, que mudanças. Isto é que é, ano novo vida nova!

Anónimo disse...

o vinho de sendim produz génios destes....

G.R. disse...

Já chegou 2007 e nada de posts?
Então?

Anónimo disse...

e-konoklasta:

Não foi bem por ser Ano Novo, mas a 'falência' do FileLodge obrigou-me a encontrar outro 'fornecedor' de música. Só que as dimensões do 'screen' do FineTune obrigaram-me a redimensionar o 'sidebar' e aproveitei para fazer umas 'pinturas'.

Um Xi da Porca

Anónimo disse...

Luikki:

Não sei se foi do vinho de Sendim, que por acaso é muito bom, mas o puto deu a volta ao 'porsor' com uma pinta do caraças!

Um Xi da Porca

Anónimo disse...

G.R.:

Preguiça depois de duas semanas de férias, mais uma valente constipação, mais umas 'pinturas' no blog, originaram uma certa inércia que só agora estou a vencer.

Um Xi da Porca

Arrebenta disse...

Já pus as notícias a rolar. Thanks

Tenda da Música

Retratos

Gatafunhos

Sinais de Fumo






Boas Causas

Utensílios

Tambores